quarta-feira, 29 de junho de 2011

Passeio Rio-Petrópolis de 19/jun/2011: almoço em Itaipava


Após subir até a entrada de Petrópolis, ao invés de obter saciedade deliciando-se com os quitutes germânicos da Pavelka, abriu-se ainda mais o apetite do grupo. A maioria democraticamente decidiu esticar o passeio até Itaipava para lá almoçar, ao invés do itinerário previamente programado de ir até o Palácio de Cristal. A caravana tomou seu novo rumo então pela rodovia BR040, acompanhada do motociclista  Marcelo “Begerron”, que por sua vez fez dois excelentes vídeos dos confrades em ação.



A imponência dos maciços de pedra e curvas de grande raio fizeram do percurso um momento quase contemplativo, quando sem pormenores com que se preocupar, a condução da motoneta se dá de forma quase inconsciente. Neste momento revelaram-se os mais hábeis e velozes do grupo, com o anfitrião Zé Varanda cintilando seu capacete cromado na liderança e - pasme - as Bajajs 150 de Alexandre Risso e Leo Greco mostrando como se faz. Risso, muito habilidoso nas curvas e em fazer valer a vantagem de massa corporal, imbatível nas descidas; e Leo Greco, leve e aerodinâmico, uma pluma que não tomava conhecimento dos aclives.




Ao chegar o grupo fez um breve pitstop no Horto Mercado de Itaipava, refrescando-se do inesperado sol quente na serra, onde se uniu ao comboio Renata, esposa do Alexandre Risso. O almoço acabou sendo numa pizzaria um pouco mais adiante, local habitual de reunião dos membros do ForzaRio. A acolhida no restaurante Faustino Bar e Adega foi muito boa, onde a cozinha foi aberta antes da hora especialmente para atender os confrades.





Boa companhia e boa comida, música ao vivo numa tarde perfeita, mas era hora das despedidas. Ficaram os queridos amigos de Petrópolis/Itaipava e prosseguiu a caravana em busca de abastecer e descer para o Rio em tempo de chegar à cidade maravilhosa com a luz do dia, mesmo contingenciando as eventuais paradas demandadas pelas motonetas. Em breve a última postagem sobre o passeio, com a descida.



[Foto: (1) Rafaela Pimentel; (2-5, 9, 10) Leonardo Dueñas; (6-8) Ricardo Castellões] [Vídeo: Marcelo “Begerron”]

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Passeio Rio-Petrópolis de 19/jun/2011: a subida


A CRVC subiu a serra e ao retornar atingiu uma nova etapa como Vespa clube; um grupo originalmente urbano habilitou-se então às estradas. Jogando por terra qualquer mito de que motoneta clássica não vai além dos limites da cidade, honrou o incentivo que vem recebendo de outros estados. Além da máquina, o coração do scooterista bate mais forte ao desbravar quilômetros às centenas, estreitando laços de companheirismo e amizade. O apoio e presença dos familiares transmitiu confiança, completando o clima de alegria contagiante e a vontade de seguir adiante para novos caminhos.



A concentração no Baixo Gávea apontava que este seria um passeio bastante prestigiado, de bicicleta chegou a ilustre visita do vespista veterano Antônio, provavelmente o com mais quilômetros entre todos os fluminenses. Conduzindo seis Vespas PX200, duas Bajaj Classic 150, uma Vespa LX 150i e uma Piaggio Beverly 250ie: Alexandre Risso, Gustavo, Leo Dueñas, Leo Greco, Otto JR, Paulo Pikyto, Ricardo, Rodrigo e Zyppo. Seguiram o comboio três carros de apoio: o da Rubia, esposa do Ricardo, com Rafaela e Raquel; o do Marcio "Batata", com sua esposa Fabiana e filhas Clarissa e Luiza; e o da Daniela, esposa do Otto, com seu filho Jorge.


No caminho pelo Jardim Botânico o grupo começou o aprendizado a rodar em comboio: quando os carros de apoio ficaram retidos, os confrades Ricardo e Leo Dueñas permaneceram junto a eles, sendo que as demais motonetas aguardaram um pouco mais adiante, na entrada do Túnel Rebouças.


Ao ingressar nos viadutos da Linha Vermelha, a PX200 do novo confrade Paulo Pikyto deu uma bela "colada", chancelando o evento como um autêntico de Vespas. Nessa situação os carros de apoio provaram desde cedo como conferem segurança em qualquer tipo de emergência, afastando os automóveis. A mesma Vespa mostrou que não iria entregar a quilometragem facilmente, exigiu mais um par de paradas com direito a generosos goles de óleo 2T até chegar à Casa do Alemão em Duque de Caxias.





Na Casa do Alemão na Rod. Washington Luiz a parada serviu apenas para reunir o grupo e esticar as pernas. Nota-se pelo semblante do Pikyto que as dificuldades mecânicas não tirariam o bom humor de ninguém, mesmo queimando os dedos para trocar a vela.



Risso sugeriu uma rota pouco ortodoxa evitando o pedágio. No espírito de total aventura, democraticamente a maioria comprou a ideia, desconectando temporariamente as motonetas dos carros de apoio. Ao sair da comunidade por onde passava o atalho, Gustavo se deu conta que seu pneu estava murcho, e a partir daí se desenrolou uma enérgica operação de troca. Ricardo sugeriu utilizar o sobressalente extra que vinha na caçamba da picape. Ao dar-se conta que de qualquer maneira o estepe de sua PX200 teria de ser retirado, Gustavo, na pressa, acabou soltando sem querer as porcas que unem as metades da roda, o que acabou ocasionando a explosão da câmara de ar. Um susto que acabou rendendo boas gargalhadas. No vídeo abaixo, o retorno do grupo para a estrada e os aplausos ao idealizador do roteiro.



Uma parada mais, desta vez no mirante do Túnel Washington Luiz para um festival de fotos. O clima de serra se fez presente, mas apenas na sombra, o sol garantiu um dia relativamente quente para esta época do ano.



Estrada tranquila, com poucos caminhões, e a rápida chegada à Pavelka em Petrópolis.




Na Pavelka estavam aguardando Zé Varanda e sua esposa Kátia, juntamente com o motociclista Marcelo “Begerron”. Houve então uma mudança de planos, trocou-se o centro de Petrópolis por ir até Itaipava almoçar, uma vez que o grupo chegou cedo. O relato continua no próximo tópico.





[Foto: (1, 3, 4, 10, 11, 16-18) Leonardo Dueñas; (2, 8, 10) Ricardo Castellões; (5-7, 13-15) Rafaela Pimentel; (12, 19) Paulo Pikyto] [Vídeo: Leonardo Dueñas]

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Passeio Rio-Petrópolis em 19 de junho de 2011


A Confraria Rio Vespa Clube com muito orgulho anuncia a sua primeira incursão em estrada, um circuito de ida e volta Rio-Petrópolis-Rio no próximo domingo. A programação será partir pela manhã do Baixo Gávea, fazer uma parada técnica na Casa do Alemão (Duque de Caxias) e de lá seguir direto até a Pavelka, na chegada da Serra de Petrópolis. Na cidade o grupo visitará o Palácio de Cristal e almoçará, em seguida descerá em retorno ao Rio. Dois carros de apoio acompanharão o comboio por todo o trajeto.

Aos scooteristas participantes solicita-se que cheguem à concentração às 8:30h já com pneus calibrados e com a Vespa abastecida (gasolina e óleo 2T). Vale lembrar que equipamentos de segurança como jaqueta, luvas e capacete fechado são necessários, inclusive que os trajes devem ser adequados para a baixa temperatura na serra.

Dia:
19 de junho de 2011 - domingo

Concentração Rio de ida:
Praça Santos Dumont -Baixo Gávea
Chegada: 8:30h
Saída impreterivelmente às 9:00h

Parada subida:
Casa do Alemão (Google Maps)
Rod. Washington Luis, km 13 - Duque de Caxias

Parada chegada:
Pavelka (Google Maps)
Est. Ayrton Senna, 999 - Petrópolis

Concentração Petrópolis de volta:
Local a definir
Saída impreterivelmente até às 15:00h


Informações:
riovespa@hotmail.com

[Cartaz: Rodrigo Guimarães]

domingo, 12 de junho de 2011

Passeio pela orla acaba em Vezpa Pizza!


Se há uma fórmula de sucesso para um passeio desta confraria, ela foi posta em prática no sábado dia 11 de junho de 2011. Um giro pela manhã com belas paisagens ensolaradas e posterior almoço, resultando num horário prolongado que deu chance a um maior número de scooteristas estarem presentes. Soma-se a isso ainda o ponto alto, que foi a presença de três visitantes: Ricardo com uma Lambretta Li; Angelo com uma Vespa LX; e Roberto Dutra, jornalista motociclístico amigo da CRVC. Tanto rodando, como em torno da mesa da confraria na Vezpa Pizzas, o sentimento geral foi de grande satisfação em fazer parte desse crescente movimento.

Na concentração no Baixo Gávea, a primeira surpresa do dia: Ricardo, dos Relógios Lambretta, chegou com sua Lambretta Li azul e branca tinindo. Por sua vez, o Ricardo Grão Mestre fez um apelo sobre a pontualidade dos que chegam nas concentrações - tem toda razão, será atendido.


Em seis scooters o grupo fez uma rota via orla desde o mirante do Leblon até o Leme em Copacabana, de lá rumou ao Centro via Aterro do Flamengo. Abaixo vídeo e imagens em Ipanema...




... e em Copacabana.




Ricardo em sua Lambretta deu uma respeitável esticada na altura da Praia do Flamengo em diante, mostrando a saúde invejável de seu motor 150 cc. Tanta vitalidade que passou reto pela saída para a Av. Pres. Antônio Carlos; seu xará Grão Mestre prontamente foi em seu encalço para o resgate da ilustre visitante Innocenti. Reuniram-se todos novamente na Praça XV, onde foram recebidos por um ruidoso protesto dos Bombeiros, desta maneira, em expressão de solidariedade, as motonetas foram ornadas pelos manifestantes com fitas vermelhas. A locação escolhida para as fotos foi o histórico Paço Imperial, edifício colonial de grande importância para a memória da monarquia brasileira.



De saída do Centro, Rodrigo e Ricardo "Lambretta" se despediram dos demais para cumprir seus compromissos familiares. Chegaram então à Vezpa Pizzas no Leblon os quatro confrades na imagem a seguir, sendo, da esq. para a dir.: Ricardo Grão Mestre, Zyppo, Leo Dueñas "Presidente" e Sergio Professor. A CRVC agradece a gentil acolhida que recebeu do gerente Cezar e dos demais colaboradores.



A partir deste momento a mesa dos confrades só fez crescer. Chegaram por lá: Leo Greco, Raquel, Rafael, Angelo, Alexandre Risso e Roberto Dutra. Entre indas e vindas frequentaram o entorno da pizzaria as familiares Vespa e Bajaj, mas também Ducati e Honda. Justamente esta última chamou a atenção de alguns, veículo de teste do invejável trabalho do Roberto Dutra. O Alexandre não resistiu a tentação de marcar a presença da confraria e colou um adesivo bem no alto, uma lembrança especial desse momento num local onde nos sentimos em casa.



Os últimos detalhes para o passeio a Petrópolis foram acertados, agora é contagem regressiva para o batismo de estrada da confraria. Fica aqui um abraço aos confrades que não puderam estar presentes, em especial ao Carneiro e ao Serjão Pinheiro.

[Foto: (1, 2, 7, 9-11) Leonardo Dueñas; (3-6, 8) Ricardo Castellões] [Video: Leonardo Dueñas]

sábado, 4 de junho de 2011

Passeio pela orla da ZS e Vezpa Pizzas Leblon - dia 11/junho


A CRVC convida para um passeio matinal pela orla da ZS e depois almoço na Vezpa Pizzas no Leblon, no dia 11 de junho - sábado. Aproveitando que todas as vias costeiras ficam abertas ao tráfego no sábado, o itinerário percorrerá as praias do Leblon, Ipanema e Copacabana. Seguirá pela Enseada de Botafogo e Aterro do Flamengo até a Praça XV, onde haverá uma parada para fotos no Arco do Teles. O retorno será pelo mesmo caminho, culminando na Vezpa Pizzas, onde haverá uma promoção especial para os confrades: na compra de duas fatias de pizza, o refrigerante é grátis.

Concentrações:

Baixo Gávea
calçada do Restaurante Hipódromo
Praça Santos Dumont
Saída: 10:30h

Leblon

Vezpa Pizzas
Av. Ataulfo de Paiva, 1063
Chegada: entre 12:00h e 13:00h

Informações:
riovespa@hotmail.com

[Foto: Sergio Mota]

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um abraço em família da CRVC para a Austrália


Vespista de verdade não esquece o seu brinquedo, assim a CRVC envia um forte abraço ao Pedro, filho de nosso confrade "Grão Mestre" Ricardo Castellões, que hoje vive na Austrália. Na fotografia acima, ainda Pedrinho, posa com a inconfundível PX200E laranja que pertence atualmente ao confrade Otto Jr. Nas próprias palavras do Ricardo:
(...) meu filho Pedrinho é um apaixonado por Vespa. Lá na Austrália quando alguém passa pilotando uma verdadeira Piaggio ele vai atrás para bater um papo.
Só nos resta declarar Pedro o nosso mais novo confrade, um hemisfério de distância não é nada para essa nossa paixão que nos une. Ficamos aguardando uma visita, bem vindo!!

[Foto: Ricardo Castellões]