quinta-feira, 23 de junho de 2011

Passeio Rio-Petrópolis de 19/jun/2011: a subida


A CRVC subiu a serra e ao retornar atingiu uma nova etapa como Vespa clube; um grupo originalmente urbano habilitou-se então às estradas. Jogando por terra qualquer mito de que motoneta clássica não vai além dos limites da cidade, honrou o incentivo que vem recebendo de outros estados. Além da máquina, o coração do scooterista bate mais forte ao desbravar quilômetros às centenas, estreitando laços de companheirismo e amizade. O apoio e presença dos familiares transmitiu confiança, completando o clima de alegria contagiante e a vontade de seguir adiante para novos caminhos.



A concentração no Baixo Gávea apontava que este seria um passeio bastante prestigiado, de bicicleta chegou a ilustre visita do vespista veterano Antônio, provavelmente o com mais quilômetros entre todos os fluminenses. Conduzindo seis Vespas PX200, duas Bajaj Classic 150, uma Vespa LX 150i e uma Piaggio Beverly 250ie: Alexandre Risso, Gustavo, Leo Dueñas, Leo Greco, Otto JR, Paulo Pikyto, Ricardo, Rodrigo e Zyppo. Seguiram o comboio três carros de apoio: o da Rubia, esposa do Ricardo, com Rafaela e Raquel; o do Marcio "Batata", com sua esposa Fabiana e filhas Clarissa e Luiza; e o da Daniela, esposa do Otto, com seu filho Jorge.


No caminho pelo Jardim Botânico o grupo começou o aprendizado a rodar em comboio: quando os carros de apoio ficaram retidos, os confrades Ricardo e Leo Dueñas permaneceram junto a eles, sendo que as demais motonetas aguardaram um pouco mais adiante, na entrada do Túnel Rebouças.


Ao ingressar nos viadutos da Linha Vermelha, a PX200 do novo confrade Paulo Pikyto deu uma bela "colada", chancelando o evento como um autêntico de Vespas. Nessa situação os carros de apoio provaram desde cedo como conferem segurança em qualquer tipo de emergência, afastando os automóveis. A mesma Vespa mostrou que não iria entregar a quilometragem facilmente, exigiu mais um par de paradas com direito a generosos goles de óleo 2T até chegar à Casa do Alemão em Duque de Caxias.





Na Casa do Alemão na Rod. Washington Luiz a parada serviu apenas para reunir o grupo e esticar as pernas. Nota-se pelo semblante do Pikyto que as dificuldades mecânicas não tirariam o bom humor de ninguém, mesmo queimando os dedos para trocar a vela.



Risso sugeriu uma rota pouco ortodoxa evitando o pedágio. No espírito de total aventura, democraticamente a maioria comprou a ideia, desconectando temporariamente as motonetas dos carros de apoio. Ao sair da comunidade por onde passava o atalho, Gustavo se deu conta que seu pneu estava murcho, e a partir daí se desenrolou uma enérgica operação de troca. Ricardo sugeriu utilizar o sobressalente extra que vinha na caçamba da picape. Ao dar-se conta que de qualquer maneira o estepe de sua PX200 teria de ser retirado, Gustavo, na pressa, acabou soltando sem querer as porcas que unem as metades da roda, o que acabou ocasionando a explosão da câmara de ar. Um susto que acabou rendendo boas gargalhadas. No vídeo abaixo, o retorno do grupo para a estrada e os aplausos ao idealizador do roteiro.



Uma parada mais, desta vez no mirante do Túnel Washington Luiz para um festival de fotos. O clima de serra se fez presente, mas apenas na sombra, o sol garantiu um dia relativamente quente para esta época do ano.



Estrada tranquila, com poucos caminhões, e a rápida chegada à Pavelka em Petrópolis.




Na Pavelka estavam aguardando Zé Varanda e sua esposa Kátia, juntamente com o motociclista Marcelo “Begerron”. Houve então uma mudança de planos, trocou-se o centro de Petrópolis por ir até Itaipava almoçar, uma vez que o grupo chegou cedo. O relato continua no próximo tópico.





[Foto: (1, 3, 4, 10, 11, 16-18) Leonardo Dueñas; (2, 8, 10) Ricardo Castellões; (5-7, 13-15) Rafaela Pimentel; (12, 19) Paulo Pikyto] [Vídeo: Leonardo Dueñas]

5 comentários:

Rodrigo Guimarães disse...

Muito bom! parabéns pelo debut do clube nas estradas.
Uma vez eu fiz a mesma coisa quando fui tirar o estepe: tirei os parafusos errados e a roda abriu de sopetão... foi um susto.
Legal ver a Corazzo 5.0 em ação, ainda não consegui a minha vermelha...
Abraço,
Rodrigo

Anônimo disse...

Voces sao todos loucos! Essa verdinha florecente esta de mais!!!! Que inveja!!!
Grande abraco,
Pedro

BORBA-CVMC disse...

Parabéns, que beleza, me lembro bem da primeira saida na estrada dos CVMC's com primo Daniel e Daniel Masiá, recordação memorável para nunca mais esquecerem.
Agora qual será a próxima, não podem parar. Sp?????

Abs!
Borba-CVMC

Leonardo Dueñas disse...

Rodrigo, obrigado pelo apoio! Você, embora pouco conhecido dos confrades do Rio, vem nos apoiando desde o começo.

Pedro, loucura é ter uma Vespa e deixa-la confinada a garagem. Essa primeira estrada mostra o que o resto do mundo já sabe, com planejamento e responsabilidade, as Vespas são seguras e divertidas para percursos mais longos.

Presidente Borba, a semente que plantou no Rio germinou e agora deu seu primeiro fruto. Esperamos em breve podermos anunciar a próxima incursão em estrada. Forte abraço a todos os confrades da CVMC.

Abraço,
Leo

Anônimo disse...

salve leo e cia, parabéns pela iniciativa e coragem. é esse o caminho das pedras de um scooterista. que venham mais e mais, e que venha o Rio-São Paulo no rabo do cometa rodoviário. Um grande abraço.

Marcio Fidelis
http://scooteriapaulista.blogspot.com